Como identificar bons Psicólogos

Identificar um bom psicólogo envolve avaliar diversos aspectos, incluindo ética, profissionalismo e abordagem terapêutica. Aqui estão algumas dicas para identificar um psicólogo competente:


1. Credenciais e Licenciamento:

   - Verifique se o psicólogo possui as credenciais adequadas e é licenciado para praticar. Isso garante que ele tenha a formação acadêmica e a experiência necessárias.


2. Ética Profissional:

   - Certifique-se de que o psicólogo segue os princípios éticos estabelecidos pela associação profissional de psicologia do país ou região. O respeito à confidencialidade, o consentimento informado e a integridade são fundamentais.


3. Abordagem Terapêutica:

   - Conheça a abordagem terapêutica do psicólogo. Cada profissional pode ter uma orientação teórica específica (psicanálise, terapia cognitivo-comportamental, humanista, etc.). Escolha alguém cuja abordagem ressoe com suas necessidades e valores.


4. Experiência Específica:

   - Considere a experiência do psicólogo em lidar com as questões que você enfrenta. Alguns psicólogos podem ter especializações em áreas como ansiedade, depressão, terapia de casal, entre outras.


5. Empatia e Conexão Pessoal:

   - Durante a primeira consulta, observe a empatia e a capacidade do psicólogo de criar uma conexão pessoal. Uma relação de confiança é fundamental para o sucesso da terapia.


6. Atenção à Diversidade:

   - Um bom psicólogo deve estar sensível à diversidade cultural, étnica, de gênero e orientação sexual. Certifique-se de que o profissional respeita e compreende diferentes perspectivas.


7.Recursos Online:

   - Analise as informações disponíveis online, como site profissional, perfil em diretórios de saúde mental e eventuais avaliações de outros pacientes. No entanto, lembre-se de que avaliações online podem não refletir completamente a qualidade do serviço.


8. **Comunicação Clara:**

   - O psicólogo deve fornecer informações claras sobre a abordagem terapêutica, as expectativas da terapia e o processo de tratamento. A comunicação eficaz é essencial.


9. **Evitar Sensacionalismo:**

   - Desconfie de psicólogos que se promovem como os "melhores" ou que fazem afirmações exageradas sobre suas habilidades. O sensacionalismo vai contra as normas éticas da profissão. Procure por profissionais que destacam sua experiência e abordagem de maneira realista.


10. **Consulta Inicial:**

    - A maioria dos psicólogos oferece uma primeira consulta para que você possa conhecê-los. Use esse tempo para fazer perguntas e avaliar se o profissional atende às suas expectativas.


Lembre-se de que escolher um psicólogo é uma decisão pessoal e é importante sentir-se confortável e confiante na relação terapêutica. Se, por qualquer motivo, você não se sentir à vontade com o psicólogo escolhido, considere procurar outro profissional que atenda melhor às suas necessidades.



Psicóloga  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677 Sempre em busca da Excelência dos atendimentos psicológicos, afinal não existe distância entre a Psicologia e você.


Psicóloga SP  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677

Sempre em busca da Excelência dos atendimentos psicológicos, afinal não existe distância entre a Psicologia e você.
Psicóloga Clínica em sp,  mais de 12 anos de experiência profissional acolhendo indivíduos de diferentes faixas etárias em psicoterapia,com uma abordagem humanizada e centrada na pessoa. 

Atende crianças a partir de 10 anos, adultos, casais e também indivíduos na terceira idade como psicóloga Online e Presencial em SP.


Com o Acolhimento Humanizado - que em Psicoterapia visa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.

Já na 1ª sessão de Psicoterapia, vai começar a entender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes e desenvolvendo estratégias eficazes para lidar com elas e encontrar uma luz no fim do túnel do sofrimento emocional.

Durante a sessão, você será acolhido em um ambiente seguro e confidencial, onde poderá compartilhar suas preocupações e angústias com tranquilidade e sem julgamentos.
 
Psicóloga  SP Maristela irá ajudá-lo a entender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes e desenvolvendo estratégias eficazes para lidar com elas.

Com sua ampla experiência e abordagens terapêuticas inovadoras, a Psicóloga Maristela pode ajudá-lo a superar traumas, vícios, ansiedade e grandes mudanças de vida.


Tratamentos Psicológicos mais procurados

  • Ansiedade
  • Baixa autoestima
  • Carência afetiva, Dependência Emocional
  • Ciúme Patológico
  • Depressão
  • Desmotivação
  • Dificuldade de Concentração
  • Dificuldade de demonstrar afeto
  • Dificuldade de Relacionamento
  • Dificuldade para dormir
  • Estresse no amor
  • Estresse no trabalho
  • Lidar com sentimento de culpa
  • Manter um relacionamento feliz
  • Medo
  • Necessidade de aceitação
  • Perda de Foco